Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


IMPRESSO PARA CANDIDATURA CORPOS SOCIAS




calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D


Pais e A Escola

Sábado, 22.09.07
PAIS E ESCOLA
 
A Escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é “aquele lugar” onde as crianças passam os dias com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades
 
A escola faz parte do quotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
 
Pode-se dizer que a escola é o prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.
 
O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a partilharem mais activamente na sua vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.
 
Para os pais, participar na escola não deve ser só “receber informação”. É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.
 
Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.
 
Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.
 
Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais activamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.
 
Sempre que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos:
 
 
Pais e Escola
 
  • Comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;
  • Participar activamente e cooperar em actividades extracurriculares;
  • Incentivar a criança a usar a Biblioteca da Escola; se existir.
 
 
Pais, Filhos e Escola
 
  • Incutir nas crianças/alunos a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola;
  • Incentivar a criança a participar nas actividades promovidas pela Escola.
 
Em Casa
 
  • Proporcionar um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;
  • Respeitar algum silêncio quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um momento de concentração que permita uma melhor apreensão dos conteúdos das aulas;
  • Esclarecer, em acordo com a criança, um horários para a realização dos trabalhos escolares.
 
 
Em Geral
 
 
  • Procurar criar o hábito de ser assídua e pontual às aulas;
  • Atribuir pequenas responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas actividades escolares para torná-la mais independente e segura de si;
  • Mostrar interesse em tudo o que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem no entanto, fazer os trabalhos por ela;
  • Favorecer o seu desenvolvimento de acordo com a sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
  • Se optimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo.
 
 
 
 
Acima de tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar.
 
 
 
 
Gentilmente cedido pela Ap EB1/JI Cabanelas
O nosso muito obrigado por este ensinamento.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Escola Qtª Morgados às 22:08




Contador de Visitas